“Retratos da Vida”, exposição de Virgínia Welch

1

Exposição da artista Virginia Welch, com ênfase em retrato e figura humana, com desenhos a nanquim, sépia, grafite, sanguínea, bastão de aquarela e pinturas em guache. Unimep-Piracicaba, Brasil, 04 a 26/11/2016.

Retratos da Vida

Desenhos e pinturas de Virginia Welch

Curadoria de Fábio San Juan

Abertura: 04/11/2016, sexta-feira, das 19h às 22h

Exposição de 04/11 a 26/11/2016

Dias e horário de visitação:

De 2a a 6a feira, das 08h às 22h – Sábados das 08h às 16h

Entrada Gratuita

Local: Hall da UNIMEP Taquaral
Rodovia do Açúcar km 156 – Piracicaba, SP, Brasil.

A artista Virginia Welch abre a exposição “Retratos da Vida” com desenhos e pinturas de sua autoria no dia 04 de novembro de 2016, sexta-feira, às 19h, no Hall da Galeria UNIMEP (campus Taquaral da UNIMEP, Rodovia do Açúcar km 156 – Piracicaba, SP, Brasil).

São cerca de 50 trabalhos, entre desenhos a nanquim, sépia, grafite, sanguínea, bastão de aquarela e pinturas em guache.

virginia-welch-mae-menina

Esta seleção da produção de vários anos da artista Virginia Welch, é feita a partir dos seus retratos. “A pessoa, com aquela misteriosa integração de corpo e alma, foi um tema recorrente, e até predileta, na minha produção durante muitos anos. Porém, nestes últimos cinco anos, tenho me dedicado prioritariamente à interpretação intuitiva da natureza sem a presença da figura humana”, explica Virginia. “Essa interpretação da natureza resultou na mostra “Into Nature” em maio deste ano na Câmera de Vereadores de Piracicaba. Agora vislumbro uma possível integração destes dois temas. Foi com este intuito que quis rever estes trabalhos relativamente antigos no contexto desafiador de uma nova exposição delas, para definir meus próximos passos no processo criativo”, diz Virginia.

O curador da mostra, o crítico e historiador de arte Fábio San Juan, explica que “contemplar esses trabalhos é encontrar-se com pessoas que não conhecemos pessoalmente através da arte. São pinturas e desenhos que expressam o que partilhamos em nossa humanidade.
Um olhar que se estende com compaixão para seu próximo que é semelhante, mas também muito diferente. E com a beleza que nos une e celebra nossas singularidades”, diz.

A diversidade de técnicas de desenho é uma marca forte da mostra de muita beleza também sob este aspecto”, explica San Juan. “É pouco frequente os artistas em Piracicaba colocarem à mostra desenhos, pela desvalorização que o desenho sofreu na arte dos últimos 30 anos. Virginia é desenhista de mão cheia, e revela uma confluência entre a sua formação artística clássica e sua escolha pela arte moderna, com resultado muito lindo”, declara o curador.

Realização:

A exposição “Retratos da Vida” é uma realização do Núcleo de Cultura da UNIMEP e UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba. Conta com os seguintes patrocínios: Defavari Supermercados, Portal do Engenho, Imóveis, Portal da Vila, Imóveis, Quarcum Technologies, Link Brasil, Techno Supply, Materiabase Arquitetura + Urbanismo e Estúdio Paulo Munhoz.

A exposição fica até o dia 26 de novembro de 2016, sábado, e tem entrada gratuita.

Currículo resumido da artista Virginia Welch

foto-virginia-welch

Virginia Welch, radicada no Brasil desde 1980, é pintora e escultora. Nascida nos USA e criada na Grã Bretanha, estudou Belas Artes na ECAL, Suíça. Mais tarde no Brasil foi aluna de Elvio Becheroni e Domenico Calabrone no atelier livre Artescultura em São Paulo. Estudou história da arte durante cinco anos com o Professor Fernando Furquim de Campos.

Ela tem apresentado pinturas e esculturas em várias exposições individuais e em muitas coletivas no Brasil, Grã Bretanha, França e Suíça. Entre as individuais, destacam-se as seguintes: Selective Eye Gallery, Jersey, Grã Bretanha, 1988; Espaço Cultural Banco Central, São Paulo, 1994; Pinacoteca Municipal, 2005, Centro Cultural Martha Watts, 2008, Teatro Municipal, 2009 em Piracicaba. Destacam-se entre as exposições coletivas: Draycott Gallery, Londres, Grã Bretanha, 1988; MAC Campinas, 1991; Engenho Central, Piracicaba, 2011, como artista convidada pela Fundiart.

Ela foi selecionada e/ou premiada em diversos salões de arte contemporânea: em Piracicaba, SP, 1986, 2003, 2004 e 2006; em Campinas, SP, 1989 e 1990; em Parati, RJ, 2004; de belas artes: em Piracicaba, SP, 1989 e 1996. Na Olimpíada das Artes do Mapa Cultural do Estado de São Paulo, chegou a ser selecionada em nível estadual, em 2000, constando no catalogo 2000/1 com objetos tridimensionais pintados.

Produziu um grande mosaico (cerca de 40 metros quadrados) para uma Igreja no bairro Jardim Gloria em Piracicaba retratando São Francisco e Santa Clara, juntos à flora e fauna brasileira e ao contexto urbano local.

O ser humano – o seu quotidiano e a sua condição – foi o tema recorrente no conjunto de pinturas em guache produzidas entre 2000 e 2010, aproximadamente. A força expressiva do corpo humano, como de outras formas orgânicas, predomina tanto nas suas esculturas em bronze e outros materiais, quanto nas pinturas e nos desenhos em geral.

Virginia Welch prioriza atualmente a investigação e livre interpretação da natureza ao seu redor, a partir da observação, da imaginação e da memória, através da pintura em acrílica.

1 thought on ““Retratos da Vida”, exposição de Virgínia Welch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *