Texto do curador Fábio San Juan para a exposição “fios / desfios” de Luisa Libardi, realizada de 15 de outubro a 27 de novembro de 2016, no Museu Histórico e Pedagógico “Prudente de Moraes”, em Piracicaba, SP. Para informações sobre a exposição, clique aqui.

Aqui está uma nova fase da artista Luisa Libardi.

Ela surpreenderá os que já conhecem seu trabalho. Irá surpreender também quem não o conhece, repleto de obras relevantes e belas às quais se somam estas, que vão mais além.

Exposição "fios / desfios" de Luisa Libardi

Luisa mergulha em águas mais profundas. Ela soma à sua experiência, sensibilidade e temperamento o “processo”, hoje uma prática, mais ainda, um modo de pensar inseparável do agir da arte contemporânea. O “processo” encara a mudança como um fato da vida, que a arte procura imitar. Luisa incorpora a si essa meditação-prática de forma definitiva.

Nesta exposição ela reinterpreta um elemento formal que lhe é íntimo: a linha. Ela une a linha à sua função de “fio condutor”. Personagem principal da mostra, ela nos guia por paraísos que se inventam à medida em que os contemplamos.

 Exposição "fios / desfios" de Luisa Libardi

Outra palavra é “orgânico”, aqui também literal, juntando a natureza das imagens, sua forma visual e sua descrição. São formas assimétricas, aparentemente caóticas, que mostram a vida, não na descrição fotográfica de fios de samambaia, galhos, sementes, folhas, mas na própria essência da vida palpitante, seja botânica, visual ou espiritual.

Exposição "fios / desfios" de Luisa Libardi

O movimento da vida intracelular, da vida que se decompõe no chão para criar mais vida, do agitar das folhas com o vento, do ponto da semente, das linhas do galho e do tronco, do plano raiado da folha que se espraia e se divide, da troca entre partes, estimula a retina movimentando algo que não vemos, dentro de nós.

Fábio San Juan

curador da exposição

outubro de 2016

Para conhecer mais o trabalho da artista Luisa Libardi, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *