Exposição  FAMOSOS NA TELINHA

Caricaturas de Fábio San Juan

Abertura: 30/10/2015 – sexta-feira

Exposição de 30/10 a 19/11/2015

Entrada Gratuita

Local: Centro Cultural Martha Watts – Sala da Vinci

Rua Boa Morte, 1257 – Centro – Piracicaba, SP

Dias e horário de Visitação: segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h – Com visitas monitoradas

Lobao-por Fabio San Juan  Inezita Barroso  Claude Debussy

A exposição “Famosos na Telinha” apresenta caricaturas do artista gráfico Fábio San Juan a partir do dia 30 de outubro de 2015, sexta-feira, na sala Da Vinci do Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1257 – centro – Piracicaba, SP).

Nesta exposição, o artista nascido e residente em Piracicaba, apresenta somente caricaturas de celebridades. São 19 trabalhos, executados com tinta a óleo, acrílica e alguns toques de giz pastel, nos formatos de 20x30cm, 30x40cm e 30x50cm.

São caricaturas pintadas em tela, por isso o nome “Famosos na telinha”. “É uma brincadeira com a tela de pintura e a tela da TV, por serem todos famosos. Hoje, para ser famoso, muita gente acha que é indispensável aparecer na tela da TV. No entanto, eu retrato pessoas famosas ‘em tela’ que ficaram famosas muito antes de existir a TV, como Machado de Assis e Jane Austen, ambos escritores do século XIX. E há também a caricatura de George Orwell, que foi o escritor que criou o personagem Grande Irmão (Big Brother), no romance de ficção científica 1984, escrito em 1948. É mais uma referência à TV”, explica o artista.

É a primeira vez que o artista apresenta uma exposição de caricaturas feitas com a técnica da pintura em tela. “Não é comum os caricaturistas apresentarem seus trabalhos em tela. Normalmente, os artistas que trabalham com caricaturas utilizam o papel ou, ainda mais, atualmente, a pintura digital. Como eu sou desenhista de humor e hoje trabalho com artes plásticas, principalmente com História da Arte, deu-me vontade de unir as duas vertentes do meu trabalho num só, o que mostro nesta exposição”, explica San Juan.

Na mostra, várias personalidades que faleceram recentemente também aparecem, como Inezita Barroso, Tomie Ohtake, Leonard Nimoy (o “Sr. Spock” da série de TV Star Trek), Jorge Loredo (o “Zé Bonitinho” da Praça é Nossa” e “Escolinha do Prof. Raimundo”), Antonio Abujamra, Steve Jobs.

Finalmente, outras celebridades que aparecem na mostra são pessoas que Fábio San Juan admira e que retratou como homenagem. É o caso de Santos-Dumont, Santa Teresinha do Menino Jesus, o Papa Francisco, Henri Matisse, Claude Debussy, Pelé e Garrincha.

Os restantes (Lobão e Mark Zuckerberg) só estão nesta mostra porque são famosas e são “caricaturáveis”, mas pelos quais o artista não nutre simpatia. “É muito mais frequente o caricaturista ter que retratar pessoas de que não gosta do que pessoas que gosta. Nesta mostra eu inverti o raciocínio”.

Mark Zuckerberg  Antonio Abujamra-por Fabio San Juan  Steve Jobs

A exposição “Famosos na Telinha” fica no Centro Cultural Martha Watts até o dia 19 de novembro de 2015, e tem entrada gratuita.

Algumas caricaturas do artista estão disponíveis para visualização no site:

http://caricaturasfabiosanjuan.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *