Divulgação Palestra Miró 02 06 2015

Palestra

JOAN MIRÓ:

Imaginação e Surrealismo

Ministrante: prof. Fábio San Juan

Data e horário: 02/06/2015 – terça-feira, das 20h às 22h

Local: Sociedade Espanhola de Piracicaba

Rua Prudente de Moraes, 1292 – Centro

Informações: 3424-2306

Entrada Gratuita

Realização: Arte Fábio San Juan e Sociedade Espanhola de Piracicaba

A palestra “Joan Miró: imaginação e surrealismo” será apresentada no dia 02 de junho de 2015, das 20h às 22h, na sede da Sociedade Espanhola de Piracicaba (rua Prudente de Moraes, 1292 – Centro).

A palestra será ministrada pelo professor de História da Arte Fábio San Juan, formado pela Unicamp e promotor de vários eventos ligados à arte em Piracicaba.

O professor irá mostrar a trajetória do artista espanhol Joan Miró (1893-1983). Miró, nascido em Barcelona, capital da região espanhola da Catalunha, foi a Paris em 1919, onde já estava Picasso, também espanhol. Lá conheceu o fauvismo e o dadaísmo. “Mas foi com o surrealismo que Miró enfim encontrou recursos que possibilitaram uma expressão mais de acordo com sua personalidade e influências de sua terra, a Catalunha”, explica San Juan.

Miró “explode” a forma renascentista de representação com figuras, ao contrário do seu conterrâneo Salvador Dalí. “Mas essa explosão não quer dizer que Miró virou um artista abstrato. Todas as suas obras remetem ao simbólico e por isso, ainda são figurativas”, explica.

A busca por uma expressão diferenciada, que mostrasse tanto um universo simbólico próprio, mas ligado à Espanha, e também o uso forte do material, fez com que Miró utilizasse várias técnicas – a pintura, a gravura, a escultura, a modelagem e a cerâmica.

A realização da palestra é uma ótima oportunidade para entendermos melhor esse artista e o surrealismo, pois é a primeira vez que o nosso país recebe uma exposição exclusivamente com trabalhos do artista”. São 112 obras de Miro em exposição no Instituto Cultural Tomie Ohtake, em São Paulo.

A entrada da palestra é gratuita e não é necessário fazer inscrição antecipada.

A Sociedade Espanhola de Piracicaba

A Sociedade Espanhola de Piracicaba abre espaço, pela primeira vez em muitos anos, para a realização de um evento ligado à História da Arte.

A intenção do presidente Nelson Martinez e da atual diretoria é abrir a sede da Sociedade para que mais pessoas venham conhecer esse patrimônio histórico da cidade de Piracicaba, que desde 1905 abriga a Sociedade Espanhola, mas que já abrigou também, no mesmo espaço, uma maternidade.

A Sociedade convida a todos para que aproveitem a palestra para conhecer a sua sede e sua História, a qual será brevemente relatada no início do evento do dia 02 de junho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *