Exposição “Caricaturas de Ninguém”, de Érico San Juan – Texto do Curador
CARICATURAS DE NINGUÉM
Texto do curador da Exposição “Caricaturas de Ninguém”, de Érico San Juan, realizada no espaço cultural do Restaurante Lisboa, Piracicaba, SP, de 08 a 15 de agosto de 2012
Os trabalhos apresentados nesta exposição originaram-se de um exercício que o autor não pretendia mostrar ao público quando foram executados. Eram desenhos feitos nos intervalos dos eventos de caricaturas ao vivo em que o autor trabalhava, caricaturas de pessoas inexistentes, talvez desenhos de muitas pessoas reunidas em rostos únicos e anônimos, nem por isso menos representativos de tantas figuras com quem trombamos na rua, pessoas de quem nos lembramos, pessoas que podem ser até nós mesmos.
Por isso mesmo, quando o Érico mostrou-me os trabalhos, dizendo que sim, queria mostrá-los numa exposição, sugeri a ele que desse mais peso a eles, pois, embora originados da despretensão, eles mereciam mais cuidado na apresentação.
Essa sugestão evoluiu para uma curadoria, ou seja, a responsabilidade em selecionar vinte dos melhores trabalhos dos mais de cinquenta executados, cuidar da escolha das molduras, da apresentação, do cartaz, em resumo, lançar o olhar panorâmico sobre todos os trabalhos, sua apresentação na exposição e na cidade.
Fico muito feliz em apresentar essas Caricaturas de Ninguém ao público. Esses trabalhos são a melhor mostra de que às vezes o trabalho menos valorizado pelo próprio artista é o seu melhor trabalho.
As hachuras (os tais “risquinhos”) empregadas pelo Érico são manobradas com habilidade e desenvoltura. Há fluência no traço. As pessoas “caricaturadas” têm o peso de um retrato, devido ao uso do volume e da luz e sombra mas também são engraçadas. Ridículas como todos somos, trágicos como todos somos.
Fábio San Juan
Curador da Exposição “Caricaturas de Ninguém”
Para conhecer o trabalho de Érico San Juan, clique aqui.